REBIO de Araras
RJ

estatísticas da área

Espécies registradas::
113
Espécies com foto:
113
Espécies com som:
1
Total de registros:
315
Total de fotos:
313
Total de sons:
2

primeiros registros fotográficos

choquinha-lisa
Ricardo Danilo A. Filho
peitica
Ricardo Danilo A. Filho
trepador-quiete
Ricardo Danilo A. Filho
sabiá-coleira
Ronaldo de Carvalho
araponga-do-horto
Sebastião Araújo

primeiros registros sonoros

araponga
Conrado Pável
Áreas de Observação

Está situada no domínio geoambiental da Serra do Mar com maioria de sua área localizada em Petrópolis na Região Serrana do Rio de janeiro em posição central na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A região possui extrema relevância ambiental devido à presença dos ecossistemas de florestas ombrófila densa submontana, montana, altomontana e campos de altitude. Abrange principalmente o município de Petrópolis, com uma pequena porção em Miguel Pereira.

A área que era destinada à produção de frutas e madeira no passado não chega a 10% de seu tamanho original, sendo o restante composto de floresta densa em excelente estado de conservação, refúgio seguro para inúmeras espécies típicas da Mata Atlântica fluminense. Seu relevo fortemente acidentado faz com que ela abrigue também rica vegetação rupícola, e nos topos das montanhas graníticas que a compõem encontramos também campos de altitude bem preservados, onde se destaca a bela e rara flor conhecida como rabo-de-galo (Worsleya rayneri), uma espécie endêmica da Serra das Araras – nome daquele trecho da Serra dos Órgãos.

A criação da Reserva Biológica Estadual de Araras se deu por uma decisão administrativa, que previu a transformação de uma área considerada floresta protetora, e depois horto, em uma reserva biológica (por meio da Resolução SEAA nº 59 de 07/07/1977, do regimento interno da, à época, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento). Em 2010 a Reserva foi ampliada, passando de 2.131 hectares para os atuais 3.862 ha, estendendo-se até a margem da estrada do Rocio, que liga os dois municípios acima mencionados (Decreto Estadual nº 42.343, de 10 de março de 2010, revogado, passando a vigorar o Decreto Estadual nº 43.888, de 28 de fevereiro de 2012).

São os seguintes, os objetivos de sua criação: assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense; ampliar o potencial de conservação da Região Serrana fluminense, assegurando a perpetuidade dos benefícios ambientais relacionados à diversidade biológica; manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécieis raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar montanhas, rios e demais paisagens notáveis contidas em seus limites; e assegurar a continuidade dos serviços ambientais.

Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização. Endereço da Sede: Estrada Bernardo Coutinho, nº 10.351 – Gleba do Horto Jardim Araras, Araras - distrito de Cascatinha – Petrópolis CEP: 25.725- 020

Telefones: (24) 2225-1380 / (24) 2225-1749 E-mail: rebioararas.inea.rj@gmail.com

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências